MONTALEGRE: Vilar de Perdizes exige mais patrulhamento e segurança

2022-04-27 14:41:08

Perante os sucessivos assaltos e roubos na freguesia.


A União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide está preocupada com os sucessivos assaltos e roubos na freguesia e reivindica ao Comando Territorial da GNR de Vila Real, mais patrulhamento e medidas para melhorar a segurança pública das populações.

A inquietação foi demonstrada pelo Presidente Junta de Freguesia da União das Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide, João da Silva Araújo, e pelo Presidente da Assembleia desta freguesia, José Pedro Morais dos Santos. Ambos assumem, numa nota de divulgação, que foi enviado um ofício para as autoridades “a dar conta da preocupação e a solicitar medidas para a melhoria da segurança das populações da freguesia, atendendo aos recentes acontecimentos”.

Nesta mesma nota, datada de 22 de abril, os dois autarcas relatam um conjunto de ocorrências que aconteceram durante o ano de 2021 e em 2022 como o roubo a uma idosa que foi “interpelada na sua habitação, de onde roubaram bastante dinheiro e ouro. No verão, o Santuário da Nossa Senhora da Saúde, em Vilar de Perdizes, numa noite viu as suas portas entroncadas de onde roubaram vários pertences e nem o posto de transformação da EDP foi poupado, deixando o santuário sem energia elétrica”.

Também, e de acordo com o mesmo documento, o Centro Social e Paroquial de Vilar de Perdizes, onde funciona um Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, foi assaltado em setembro de 2021, durante a noite. “Fruto desse assalto, foi roubado um cofre com vários pertences dos utentes e dinheiro da instituição. Nem o facto de estarem pessoas dentro do edifício, foi dissuasivo para os assaltantes”, lê-se.

Já este ano, na noite de 7 para 8 de fevereiro, o edifício onde se situa a sede da junta de freguesia e de uma associação local, foi assaltado, com as portas arrebentadas e os pertences remexidos. ”Felizmente, para além do prejuízo da porta, nada mais há a lamentar ter desaparecido. Uma semana volvida, na mesma aldeia de Vilar de Perdizes, foi a Igreja Paroquial que viu as suas portas arrebentadas, com o seu interior a ser todo remexido e de onde desapareceram duas colunas com algum valor”.

Face a estas circunstâncias a União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide manifesta e reivindica ao Tenente Coronel João Brito, Comandante do Comando Territorial de Vila Real, “mais patrulhamento na nossa freguesia. Bem conhecemos a realidade de um vasto território isolado e com fracas vias de comunicação, mas cremos que com o reforço do patrulhamento, poderá funcionar como meio dissuasor para quem quer praticar tais atos meliantes”.

Os dois autarcas assumem que estão crentes que serão encetadas as diligências necessárias.

Sara Esteves
Foto: ilustrativa

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso