VALPAÇOS: Laço azul humano alerta para os maus tratos na infância

2022-04-29 16:27:49

Iniciativa pretende alertar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.


dois Laços Azuis Humanos foram esta sexta feira, 29 de abril, formados pelas crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do Centro Escolar de Valpaços, e o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, como forma de alerta para os maus tratos na infância.

A par dos laços humanos, de uma forma simbólica, ao longo deste mês foram ainda realizadas outras iniciativas, planeadas pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valpaços, no sentido de se associar às ações que decorrem um pouco por todo o mundo.

O “Movimento do Laço Azul” teve origem em 1989, nos Estados Unidos, quando uma avó, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais, amarrou um laço azul à antena do seu carro, num gesto de alerta para o combate aos maus-tratos na infância. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo e o neto acabou mesmo por ser assassinado pelos progenitores.

Desde então o movimento espalhou-se a nível mundial e foi decisivo no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças e para a importância da prevenção, promoção e proteção dos seus direitos, como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso e a negligência infantil.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso