VALPAÇOS: Pároco Jorge Fernandes apresenta livro

2022-05-06 17:06:58

Obra retrata o papel de D. Manuel Vieira de Matos na criação da diocese de Vila Real.


O Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira recebeu no dia 5 de maio, a apresentação pública do livro “D. Manuel Vieira de Matos, Pai da Diocese de Vila Real”, da autoria do Padre Jorge Fernandes, pároco no Arciprestado da Terra Quente, no Concelho de Valpaços.

A apresentação contou com a presença do Bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, do Padre João Carlos Morgado, da Diocese de Lamego, do Arcipreste da Terra Quente, Padre Leonel Reis, e do Município de Valpaços, na pessoa da Vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão.

Este é um livro que retrata o papel essencial de D. Manuel Vieira de Matos na criação da diocese de Vila Real, tendo esta sido fundada a 20 de abril de 1922, sob o pretexto de um maior “cuidado pastoral deste território”.

Citando a Vereadora do Município de Valpaços, Teresa Pavão, a publicação destas obras permite “perpetuar o passado, honrar o presente e perspetivar um futuro melhor”, sendo este um trabalho “sobre alguém de uma dedicação a causas que motivam a sociedade para seguir exemplos e condutas, que encaminham o homem para um destino mais igual e fraterno.”
D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real, sublinhou a importância deste livro, pertinente e de fácil leitura, numa época onde, por vezes, perdemos tempo a ler “obras supérfluas e que nada nos acrescentam.”

Recordou, ainda, o centenário da Diocese de Vila Real, tendo salientado a importância desta apresentação e afirmado o desejo de incluir o Concelho de Valpaços nas celebrações do mesmo.

Os presentes foram brindados com uma atuação exímia do Coro de Santa Maria Maior, Valpaços, coordenado pelo Padre Leonel Reis.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso