Com 17,69 toneladas no total o Agrupamento de Escolas Dr Júlio Martins, em Chaves, foi, segundo a Resinorte, o que mais reciclou em 2021 e venceu o TOP+ Regional do Programa Ecovalor em 2021.
Foram 884 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor em 2021, o programa de educação ambiental dedicado em exclusivo à comunidade escolar e disponível em cerca de 60% do território nacional. Foram cerca de 274.460 alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 2.458 toneladas de embalagens.
Todas estas escolas encaminharam para reciclar 1.684 toneladas de papel e cartão, 609 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 255 toneladas de vidro. O material separado pelos alunos foi encaminhado para reciclar e cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 122.896 euros.
Cada concessionária (Resinorte nesta região), distingue as escolas que mais reciclam em cada região, e o Agrupamento de Escolas Dr Júlio Martins, destacou-se com o primeiro lugar ao reciclar 17,69 toneladas. O 2º lugar foi para o Centro Social de Bairro, de Vila Nova de Famalicão, com 15,44 toneladas e o 3º foi para o Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, em Fafe, com 11,19 toneladas.
O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. Para além das ações de sensibilização, este programa assegura a recolha seletiva, entrega sacos e suportes.
Paulo Silva Reis
Foto: Carlos Daniel Morais