VALPAÇOS: Hora do Conto retomada na Biblioteca Municipal

2022-05-12 16:20:16

Atividade pretende motivar para a leitura.


Ouvir, ler e interpretar uma história é mais do que estimular a imaginação das crianças. É cativá-las para a leitura em si mesma. Na Biblioteca Municipal de Valpaços, uma das atividades permanentes é a “Hora do Conto”.

Depois dos confinamentos, retomaram as “Horas do Conto”. Trata-se de um momento em que se dinamiza e anima um conto, ou uma pequena história, que poderá servir de base à realização de trabalhos.

A hora do conto está na base das atividades de promoção da leitura, ocupando um lugar de destaque dedicado à cultura na dinâmica da Biblioteca Municipal. O objetivo é satisfazer as necessidades da população escolar e motivar para a leitura, de forma a que as crianças encarem este ato como um momento agradável e até divertido.

Em sala própria, as histórias são lidas para entusiasmar os mais novos. Podem ser narrativas simples, pequenos contos ou histórias de vida contados para despertar a imaginação, para aguçar a lógica, para ativar a memória das crianças.

Mas nem só de histórias é feita a Hora do Conto, as artes também acompanham a iniciativa, como a dança e a pintura. Esta atividade é participada pelas crianças do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, do Projeto Férias em Grande e academias escolares.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso