Eurocidade Chaves-Verín no primeiro Workshop do RegHub do Comité Europeu das Regiões

2022-05-16 17:41:19

A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, participou no primeiro encontro de trabalho presencial do RegHub do Comité Europeu das Regiões, na cidade de Évora, entre dia 10 e 12 de maio.

A primeira parte do Workshop começou com a análise da situação na Ucrânia e o trabalho do Comité das Regiões Europeu sobre esta situação.
Outro tema tratado ao longo da sessão de trabalho foi o papel do RegHub através da plataforma Fit for Future. Esta plataforma visa reduzir os encargos administrativos desnecessários para cidadãos e empresas ajudando a garantir que a legislação da UE está adaptada ao futuro. Desta forma destacou-se a importância dos centros regionais (RegHub) como vinculo à Comissão Europeia para melhorar directivas e dificuldades que provêm das mesmas.
A Eurocidade marcou presença como membro oficial da Rede de Centros Regionais (RegHub); esta rede tem como principal função a avaliação da aplicação das politicas da União Europeia, no terreno, sob a tutela do Comité Europeu das Regiões. Participaram neste encontro cidades e regiões de toda a Europa.
Estas jornadas enquadraram-se no âmbito da celebração European Regions for Smart Communities Summit.
A próxima consulta a ser realizada, pelos centros regionais, relaciona-se com a Directiva 2000/53/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Setembro de 2000, relativa aos veículos em fim de vida útil.
A Eurocidade Chaves-Verín, AECT foi selecionada pelo Comité das Regiões Europeu, em 2020, para fazer parte do RegHub, sendo o único centro regional selecionado entre a Galiza e o Norte de Portugal.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso