BOTICAS: Alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro visitaram Lisboa

2022-05-16 18:25:47

A Câmara Municipal de Boticas proporcionou, nos passados dias 12 e 13 de maio, aos alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro que frequentaram o 4º ano de escolaridade nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, a habitual visita de estudo a Lisboa que, por força do surto pandémico de Covid-19, não puderam concretizar no final dos respetivos anos letivos.

A comitiva de alunos dos 5º e 6º anos ficaram a conhecer Lisboa e alguns dos locais e monumentos mais emblemáticos da capital portuguesa.
O dia de quinta-feira começou bem cedo com a viagem de autocarro entre Boticas e o Porto, mais propriamente a Estação da Campanhã, local onde as crianças seguiram de comboio até à Gare do Oriente. Chegadas ao destino foi tempo de repor energias na Pousada da Juventude localizada no Saldanha, onde almoçaram na companhia do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e da Vereadora da Educação, Isabel Torres.
Durante a tarde a comitiva visitou a Assembleia da República acompanhada por deputados eleitos pelos círculos eleitorais de Vila Real e de Lisboa, nomeadamente Cláudia Bento e Artur Soveral de Andrade e ainda Maria Emília Apolinário e Alexandre Simões, respetivamente, que fizeram questão de dar as boas vindas e mostrar o espaço aos jovens botiquenses.
De seguida foi tempo de percorrer a zona envolvente ao Museu Nacional de Arqueologia, onde está exposta a estátua do “Guerreiro Calaico”, encontrada no Castro do Outeiro do Lesenho, um ex-líbris do Concelho de Boticas e símbolo da arqueologia nacional.
Antes de regressarem à Pousada da Juventude, as crianças ainda puderam desfrutar de um lanche e passeio junto ao Mosteiro dos Jerónimos.
Na sexta-feira o dia começou com a visita guiada ao Oceanário, seguindo-se o almoço no MacDonalds, no Parque das Nações.
Depois de almoço a comitiva dirigiu-se para o Aeroporto Humberto Delgado para seguir viagem de avião até ao Porto.
A viagem de regresso a Boticas foi feita novamente de autocarro, sendo que no final da aventura era bem visível nos rostos das crianças a felicidade pela experiência única proporcionada pela Autarquia.
O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, destacou “a alegria e satisfação por proporcionar esta visita a Lisboa aos alunos do Agrupamento Escolar que, mesmo sendo após a data prevista devido à Covid-19, acabou por ser especial e marcante para todos”, acrescentando que “a autarquia tudo fará para continuar a proporcionar o melhor às crianças e jovens do Concelho, pois são momentos como este que ficam gravados na memória para o resto da vida”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso