VILA POUCA DE AGUIAR: Associação de Recursos Minerais de Portugal está na Capital do Granito

2022-05-27 17:01:53

A Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais está a ''Partir Pedra'' com 21 Presidentes de Câmara em Portugal e, a 27 de maio, foi a vez de conversar com Alberto Machado e com os industriais do granito. O presidente e a vice-presidente da Assimagra, Miguel Goulão e Célia Marques, respetivamente, quiseram conhecer os anseios e as expetativas do setor da pedra no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

O autarca de Vila Pouca de Aguiar relevou a cooperação com os empresários e a diversificação da oferta como essenciais para valorizar o produto e referiu que a presença das universidades é fundamental para o desenvolvimento do território, dando como exemplo a cooperação existente com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Neste encontro que decorreu em Pedras Salgadas onde está sediada a Associação dos Industriais do Granito, liderada por Mauro Gonçalves, foram abordadas várias temáticas ligadas ao setor da pedra, designadamente a resolução dos licenciamentos de pedreiras, as cauções, os fundos comunitários, a transformação energética com a descarbonização do setor, entre outras. Como estará o pelotão da pedra daqui a dez anos? De entre as várias respostas, a renovação dos recursos humanos e, aqui, foi apresentada a possibilidade de se desenvolver, na sede da AIGRA, um curso de formação destinado ao trabalhador que transforma um produto de qualidade.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso