R.PENA: Centro de Meios Aéreos operacional até setembro

2022-06-03 14:36:23

O Centro de Meios Aéreos de Ribeira de Pena entrou em funcionamento a 1 de junho e estará ativo até ao dia 30 de setembro.


O Centro de Meios Aéreos de Ribeira de Pena (CMA) está operacional desde o dia 1 de junho para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIR), com um helicóptero ligeiro de combate a incêndios florestais.

Nas operações do Centro de Meios Aéreos intervêm a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR que munem o helicóptero para o ataque inicial a incêndios, os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, que asseguram as comunicações e o Serviço de Brigadas de Aeródromo, o Piloto e mecânico do operador aéreo.

O heliporto de Ribeira de Pena constitui “uma infraestrutura relevante para o concelho e para a região, dado que a localização estratégica do meio aéreo permite uma rápida intervenção nos incêndios nascentes e ao travar a sua propagação, minimizando o impacto nos espaços florestais e contribui para proteção de pessoas e bens”.
Neste sentido, nos últimos meses, o Município de Ribeira de Pena garante que efetuou as diligências necessárias para que esta infraestrutura localizada em Lamelas reunisse as condições para estar em conformidade com os requisitos da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Em resultado desse processo, o heliporto de Ribeira de Pena recebeu a autorização pela Autoridade Nacional de Aviação Civil, para ser utilizado por meios aéreos de combate a incêndios ou outros fins de Proteção Civil.

Em conformidade com o DECIR 2022, o Centro de Meios Aéreos de Ribeira de Pena estará ativo até dia 30 de setembro.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso