VALPAÇOS: Carlos Neto fala do direito de brincar

2022-06-03 18:14:24

O Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira acolheu esta quinta-feira, 2 de Junho, ao final da tarde, o Webinar “Libertem as crianças – a urgência de brincar e ser ativo na família, na escola e na comunidade”.

A iniciativa, que contou com o Apoio da Câmara Municipal de Valpaços, foi dirigida a pais, educadores, professores, auxiliares, entre outros responsáveis da comunidade escolar. Foi promovida pela equipa pedagógica do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Valpaços, no âmbito do projeto educativo 2019/2022, que tem como um dos objetivos “melhorar a participação dos pais na vida do Agrupamento”.
Durante, aproximadamente duas horas, Carlos Neto defendeu e explanou sobre a necessidade de “tirar as crianças do sofá e da frente dos écrans”. O Professor Catedrático, investigador na Faculdade de Motricidade Humana falou da importância do Brincar no desenvolvimento da criança, dando espaço e tempo à brincadeira porque, “brincar é estruturante”. Mas, foi mais longe, afirmando que é preciso haver a coragem de mudar o paradigma da “trilogia, escola, comunidade e família”, caso contrário, “o que hoje ensinamos na escola provavelmente não servirá para quase nada”.
Carlos Neto destacou também a responsabilidade de todos aqueles que rodeiam a criança, seja na família ou na escola, da cultura do medo e da superproteção, que impedem a criança de experimentar, de arriscar e, assim, de aprender.
A Vereadora da Educação, Teresa Pavão, encerrou o webinar, enaltecendo esta nova forma de partilha de conhecimento, que se nos coloca como uma preciosa ferramenta online que se adapta às necessidades atuais. “Eu acredito que, mediante o que foi dito aqui hoje, em Valpaços estamos no bom caminho. No nosso Concelho, na nossa cidade temos todas as condições para ir de encontro às recomendações hoje aqui explanadas. O espaço urbano está bem organizado, temos inúmeros espaços de excelência para o contacto com a natureza. Claro está que o trabalho não está concluído e temos de nos preparar para responder aos desafios que se nos colocam e prevenir e acautelar situações de risco”, referiu.
Carlos Neto é autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, Tópicos em Desenvolvimento na Infância e Adolescência”, “Brincar em Cascais” e “Libertem as Crianças”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso