REGIÃO: Aguaceiros trovoada e tempo quente numa região em Alerta Amarelo

2022-06-11 16:46:09

O Instituto Português do Mar e Atmosfera prevê aguaceiros e trovoada em especial nas regiões do interior norte, onde a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para o perigo de incêndio rural.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a continuação de tempo quente e seco para os próximos dias, a prolongar-se previsivelmente até dia 18 de junho, com subida gradual da temperatura até a manhã, dia 12, persistindo o tempo quente nos dias seguintes, com algumas oscilações da temperatura máxima, com instabilidade no interior, persistindo pelo menos até dia 14, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, com rajadas de vento forte e seco.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o risco de incêndio, com a humidade relativa a diminuir, é elevado no interior Norte.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, é proibido fazer queimadas nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo, utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, fumigar ou desinfestar em apiários, lançar balões de mecha acesa e foguetes, usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Paulo Silva Reis
Foto: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso