CHAVES: Sucesso marca a 1ª caminhada ''Camões Caminha pelo Brunheiro''

2022-06-12 10:44:55

A primeira edição da caminhada ''Camões Caminha pelo Brunheiro'' juntou na freguesia de Vilar de Nantes, em Chaves, um grande número pessoas de todas as idades que não quiseram faltar àquele que foi um percurso desafiante, num dia de muito calor. Os caminheiros atravessaram pontos estratégicos da aldeia e da Serra do Brunheiro, sendo a casa que outrora pertenceu aos Avós de Camões, um dos pontos altos da caminhada de 12 quilómetros, num percurso circular.

A atividade esteve inserida na comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, assinalado a 10 de junho, e teve como objetivo promover e preservar o património natural da serra do Brunheiro e as tradições culturais da freguesia de Vilar de Nantes, promovendo a ligação de Luís Vaz de Camões à freguesia, mostrando os símbolos e locais dessa ligação e aquilo que de melhor se faz na terra.

Admite-se que Camões terá nascido nesta freguesia e que a sua família, de origem galega, ter-se-á estabelecido nesta aldeia persistindo nos dias de hoje, a casa que era dos seus avós paternos, onde se supõe que o poeta terá nascido.

A caminhada ''Camões Caminha pelo Brunheiro'' foi organizada pela Associação Lobos do Brunheiro de Chaves e pela Associação de Desenvolvimento de Vilar de Nantes (ADVN), fundada com o objetivo de fomentar o artesanato local, a riqueza cultural e de preservar os costumes do passado e dar um passo às realidades do futuro. A iniciativa cultural e de lazer teve o apoio da Junta de Freguesia de Vilar de Nantes e de vários habitantes da aldeia. No final foi servido um almoço a todos os participantes, no Largo do Tanque em Vilar de Nantes.

Fotos: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso