V.P.AGUIAR: Mota de Emergência vence Orçamento Participativo

2022-06-14 17:03:28

Proposta da jovem Cláudia Fernandes foi a vencedora da edição do OP de 2022 e prevê um socorro mais célere, junto da comunidade.

A proposta número 2 de Cláudia Fernandes foi a vencedora da 4ª sessão do Orçamento Participativo Jovem do Município de Vila Pouca de Aguiar. A jovem propôs uma Mota de Emergência que permitirá uma chegada mais rápida do primeiro socorro junto da comunidade, dada a sua agilidade no trânsito, permitindo um socorro precoce até à chegada de um meio diferenciado.

A implementação do projeto terá o valor de 13. 964,08 euros. A mota inclui um desfibrilhador automático externo (DAE), oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar, “permitindo ao tripulante da mota a adoção das medidas iniciais, necessárias à estabilização da vítima, até que estejam reunidas as condições para o seu eventual transporte”. Em alguns casos, a intervenção deste meio é a única necessária, dispensando a presença de uma ambulância de socorro no local.

“A gestão de recursos humanos é facilitada porque a mota de emergência é tripulada apenas por um elemento tornando ainda mais eficaz e eficiente a rapidez de avaliação de vítima ligeira ou grave, para que os meios de emergência necessários sejam acionados ou desativados”.

A concurso esteve também a proposta nº1 para aquisição de equipamento de apoio logístico à atividade do Agrupamento de Escuteiros de Vila Pouca de Aguiar.

O Orçamento Participativo Jovem do Município de Vila Pouca de Aguiar destina-se a jovens entre os 14 e os 30 anos, residentes, naturais ou trabalhadores do Concelho, Associações Juvenis e Agrupamentos de Escuteiros Concelhios. As propostas de investimento municipal não devem ultrapassar os 15 mil euros.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso