REGIÃO: Eurocidade apresentou o projeto Erasmus +

2022-06-17 17:33:15

O projeto tem como parceiros a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) e a Fundação Galiza Europa (FGE) apresentando como objetivo principal a abordagem à transformação digital através do desenvolvimento de habilidades digitais e respetiva formação.

Durante a primeira parte desta jornada foram apresentados programas, iniciativas, ferramentas ou atividades da UE dirigidas aos jovens ou entidades sobre juventude e empreendedores. Esta sessão contou com vários jovens oradores, provenientes de dentro e fora do território da Eurocidade, que explicaram as suas experiências, e o apoio das entidades que representam estes programas e que promovem os benefícios e oportunidades que existem para a juventude.
Na segunda parte do evento ocorreu a apresentação oficial do projeto “Jovens Embaixadores Digitais para PMEs”. Estiveram presentes os seguintes representantes: Presidente e o Secretário da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, Nuno Vaz e Diego Lourenzo, respetivamente, Secretário Geral da Associação para o Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), António Machado e o Diretor da Fundação Galiza Europa, Jesús Gamallo Aller.
Destacou-se nos discursos dos representantes a importância e o significado deste projeto Erasmus +. A ADRAT representa o trabalho com o setor empresarial, a Fundação Galicia Europa o trabalho com a Juventude e assuntos europeus, e a Eurocidade de Chaves-Verín contribui com a perspetiva de cooperação transfronteiriça que reúne, também, todas estas áreas. É o primeiro projeto Erasmus+ da Eurocidade e traduz as necessidades da população, neste caso, em relação à digitalização.
Um dos principais objetivos é apelar aos jovens para a participação neste projeto sendo uma das formas de que se tornem verdadeiros motores de revitalização do território, pois são o futuro de um território sem fronteiras como a Eurocidade. O projeto terá como fase seguinte outras atividades, em julho e setembro, sobre a Europa e a juventude. Destacou-se a coincidência deste projeto com o Ano Europeu da Juventude e da importância dos jovens nas mudanças do futuro.
A celebração terminou com os discursos do Diretor da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, Luís Alves, o representante do IPDJ em Vila Real, Maximiliano Pinto, e a Diretora geral da Juventude, Participação e Voluntariado da Junta da Galiza, Cristina Pichel


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso