CHAVES: Aluno selecionado para a preparação das Olimpíadas Internacionais de Física

2022-06-21 10:20:10

Luís Gonçalves foi selecionado para uma preparação com vista a uma possível participação nas Olimpíadas Internacionais e Ibero-americanas de Física.


Luís Gonçalves, aluno do 11º ano de escolaridade da Escola Fernão de Magalhães, foi selecionado para uma preparação, a decorrer no ano letivo de 2022/2023, com vista a uma possível participação nas Olimpíadas Internacionais e Ibero-americanas de Física a decorrer no Japão e na Argentina, respetivamente.

O jovem foi escolhido na final nacional das Olimpíadas de Física que decorreu no dia 28 de maio no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, depois de ter passado na semifinal das Olimpíadas de Física, nas instalações da UTAD em Vila Real, no dia 23 de abril, onde recebeu uma medalha de prata, assim como Beatriz Arribada, também aluna de Chaves, que arrecadou medalha de bronze.

Nestas semifinais das Olimpíadas de Física, o professor Pedro Cavadinhas, do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, selecionou e acompanhou os alunos do 11º ano de escolaridade, Francisco Costa, Beatriz Arribada e Luís Gonçalves tendo este conseguido ir mais longe neste desafio e agora estar selecionado para uma preparação com vista a uma possível participação nas Olimpíadas Internacionais e Ibero-americanas de Física.

As Olimpíadas de Física têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia. São uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso