CHAVES: “ARRANCAMOS COM UMA VASTA OFERTA FORMATIVA”

2022-06-24 11:35:18

A Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e vai arrancar em Chaves nas instalações do IPB em setembro com vagas para 25 estudantes. No arranque desta escola, esta instituição de ensino superior vai continuar a disponibilizar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), da responsabilidade do Instituto Politécnico de Bragança, que até então foram disponibilizados no AquaValor e que conferem um Diploma de Técnico Superior Profissional, qualificação de nível 5, do Quadro Nacional de Qualificações, podendo os alunos prosseguirem os estudos de Licenciatura. Serão sete CTeSP: Termalismo e Bem-Estar, Informática, Alimentação Saudável, Estética Cosmética e Bem-Estar, Restauração e Inovação Alimentar, Gerontologia e Gestão Agrícola em Valpaços.

No que respeita a Pós-Graduações, a ESHB vai continuar a lecionar a Pós Graduação em Termalismo e SPA, em parceria com a Universidade de Vigo, e terá como novidade a Pós-Graduação em Design Circular e Sustentável da água – Ramo Saúde e Bem-Estar: Turismo, Desporto e Biotecnologia – em parceria com quatro instituições, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

“Será uma pós-graduação diferenciadora porque será uma formação modular em que os alunos podem escolher determinados microcursos que fazem parte dessa pós-graduação que terá nove especializações sendo que aqui, na ESHB, vai funcionar a parte relacionada com o Bem-Estar”, explicou Maria José Alves, da Equipa Executiva da ESHB.

Este ano, esta instituição de ensino vai ainda disponibilizar microcursos, no sentido de capacitar recursos humanos em contexto empresarial. Os microcursos vão abrir de forma gradual e terão a duração de seis semanas, com possibilidade de virem a acreditar em licenciaturas no futuro. (Microcursos: Revenue Management, Gastronomia e Vinhos, Hospitality Housekeping, Gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento Pessoal e Networking, Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar, Organização e Gestão de Eventos, Inglês I, Inglês II). “As pessoas que estejam a trabalhar em empresas, e que pretendam aumentar os seus conhecimentos, numa determinada área, podem fazê-lo através destes microcursos que foram constituídos com base em reuniões que tivemos com as empresas públicas e privadas da região. Dentro desses microcursos vamos abrir vários, direcionado para a área hoteleira. No entanto a EHB está disponível para ouvir todos os empresários, no sentido de fazerem novas propostas.”

Estes cursos vão funcionar em salas e laboratórios do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, AquaValor, no Pavilhão Expoflávia, no Balneário Pedagógico de Vidago e nas Termas de Chaves.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso