MONTALEGRE: Capela de São Sebastião vai ser requalificada

2022-07-09 15:32:55

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve em Travassos do Rio onde presidiu à assinatura do contrato programa que visa a requalificação da Capela de São Sebastião.

Com um investimento próximo dos 40 mil euros, metade da verba financiada pelo Governo à luz do Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva a comparticipação de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de equipamentos urbanos de utilização coletiva, incluindo equipamentos religiosos, a efetuar por instituições privadas de interesse público sem fins lucrativos, constituídas há mais de dois anos, instituições particulares de solidariedade social, desde que o equipamento a financiar se inclua no âmbito das suas finalidades estatutárias principais ou secundárias, e freguesias e associações de freguesias de direito público.
Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, salientou que «este programa ''Equipamentos'' tem duas linhas. Uma que apoia equipamentos associativos e uma segunda que apoia a beneficiação de património religioso. Aqui no concelho já fizemos três ou quatro contratos deste género, sempre em património religioso, dois deles com o padre Alberto, um homem com muitas paróquias. Para nós, é muito importante a preservação das capelas. É um património que se vai degradando e que importa preservar. Faz parte da memória coletiva das populações. Este apoio dá sempre o ''pontapé de saída''. São 50% e os outros 50% aparecem sempre. A comunidade mobiliza-se, o mesmo sucede com a Câmara Municipal. Recordo que este programa é o mais antigo da República. Nasceu na década de 80 com um outro nome. Na altura, chamava-se TNS (Trabalhos de Natureza Simples), com a mesma finalidade e com o mesmo regulamento que ainda hoje vigora. Já havia a consciência que o associativismo era muito importante, principalmente para os territórios de baixa densidade e onde o património religioso acaba por ser a casa de todos.»
Para Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre, «está no âmbito das nossas atribuições participar nas dinâmicas localmente trabalhadas. Neste caso concreto, visa a recuperação de património religioso. O esforço do padre Alberto foi, uma vez mais, coroado de êxito. A colaboração dos técnicos da autarquia também é de realçar bem como o apoio financeiro que a Câmara de Montalegre garante. É sempre uma oportunidade para o Governo vir ao sítio onde tem de estar, isto é, estar perto destas pequenas comunidades e junto da população que arranja sempre uma forma simpática de receber toda a gente.»
O Pároco Alberto Martins (Fábrica da Igreja da Freguesia de Sezelhe e Covelães), salientou que «vai ser remodelado o telhado, as paredes revestidas e arranjo do teto. Isto foi possível porque tivemos o apoio da Câmara de Montalegre ao patrocinar o projeto. Temos agora 180 dias para começar as obras. Depois temos um ano para executar os trabalhos. O valor total das obras anda por volta de 40 mil euros. Metade vai ser comparticipado pelo Governo. O resto será pago pela Câmara, pela Junta de Freguesia e pela comunidade.»
Já Alberto Brás Moura, Presidente - U.F. Sezelhe e Covelães, agradeceu «ao Secretário de Estado, Carlos Miguel, pela sua disponibilidade, empenho e ajuda com o apoio concedido à Capela de São Sebastião desta aldeia de Travassos do Rio. É uma honra para este executivo recebê-lo uma vez mais, visto que veio cá em 2019 (Igreja de Sezelhe). Agradecer ao Presidente da Câmara, Orlando Alves, todo o apoio que dispôs com os técnicos da Câmara para ajudarem a elaborar a candidatura. Nunca é demais realçar toda a ajuda em obras e o carinho e consideração que o senhor Presidente nutre por esta Junta e, em particular, por esta aldeia de Travassos do Rio. Por último, agradecer ao padre Alberto, pelo excelente trabalho desenvolvido nesta paróquia a nível religioso, tal como a nível da requalificação do património da paróquia. Já é a terceira requalificação nesta paróquia. Obrigado pela sua dedicação, eu e o povo agradecemos.»

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso