CHAVES: Comando Sub-regional do Alto Tâmega fica em Chaves

2022-07-10 12:17:42

O centro operacional será instalado no Parque Empresarial, em Outeiro Seco.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega ficará sediado em Chaves, no Parque Empresarial, em Outeiro Seco, no edifício NORLOGIS e passará a integrar o Comando Regional do Norte.
Este será um dos 23 Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil do país, que o Governo, através do Ministério da Administração Interna (MAI), decidiu instalar, constituindo-se como um dos novos seis comandos edificados nos territórios das Comunidades Intermunicipais, a somar aos 17 comandos distritais de operações de socorro (CDOS) já existentes.
Chaves passará a assegurar a articulação operacional permanente com os coordenadores municipais de proteção civil, “numa aposta por uma solução mais adequada para servir os interesses das populações e de todas as autarquias envolvidas”.
De acordo com a autarquia, as suas competências, previstas no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), “assentam essencialmente na coordenação institucional e no comando operacional, numa resposta diferenciada em situações de iminência, ocorrência de acidente grave ou catástrofe”.
Os comandos sub-regionais vão substituir os atuais comandos distritais de operações de socorro (CDOS), uma alteração que se concretiza no âmbito da lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em abril de 2019 e que já levou à criação dos comandos regionais.
O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega deverá abrir no último trimestre deste ano.


Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso