Chaves já tem novo Centro Municipal de Proteção Civil

2022-07-14 14:49:47

A construção do Centro Municipal de Proteção Civil de Chaves já está concluída, representando um investimento que ultrapassa os 250 mil euros.


As novas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil localizam-se na Quinta do Pinheiro, junto à Estrada Nacional 2. Um edifício do Município que, segundo a autarquia, se encontrava a ser reabilitado desde junho de 2021.

Com um investimento total de cerca de 266 mil euros, as intervenções conferem novas valências, “promovendo uma resposta diferenciadas e coordenada em situação de acidente grave ou catástrofe, nas diferentes fases de emergência”, no âmbito da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Este novo Centro, dotado com recursos tecnológicos para albergar e apoiar Comissão Municipal de Proteção Civil nas suas funções de coordenação institucional, irá funcionar em articulação com as restantes infraestruturas que o edifício já possuiu, nomeadamente a Divisão de Recursos Operacionais de Município.

Constituído em função das características e riscos existentes no concelho, encontra-se equipado com gabinetes de coordenação, planeamento, monitorização, contado ainda com um dormitório capacitado para 54 pessoas de apoio em situação de desalojamento, um centro tático de comando, uma sala de reuniões e outra de comunicações.

A empreitada contemplou a remodelação e reabilitação do edifício, um investimento cofinanciado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Norte 2020- “Proteção Contra Risco de Incêndio”.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso