R.PENA: Escola Secundária do concelho é a melhor posicionada do distrito de Vila Real

2022-07-15 10:06:03

A Escola Secundária de Ribeira de Pena está na 16ª posição a nível nacional no ranking de superação.


De acordo com o Ranking de Superação do Jornal Público, o Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena é a melhor escola posicionada no Distrito de Vila Real e encontra-se na 16ª posição a nível nacional.

O ranking de superação visa as 447 escolas públicas, segundo os indicadores socioeconómicos das escolas que mais superam a média esperada às oito disciplinas e as que ficam aquém desse valor. Só entram no ranking, as escolas que efetuam mais de 62 provas.

Segundo Paula Leal, Diretora do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, “Apesar de não valorizar muito os rankings, na medida em que os mesmos não ponderam as condições socioeconómicas dos públicos que frequentam as escolas, não posso dizer que me são indiferentes.”

No grupamento de Escolas de Ribeira de Pena, realizaram-se 87 provas e a média dos exames foi de 12,19, sendo que a média esperada era de 10,74.

Para Paula Leal “a posição ocupada pelo agrupamento que dirijo, 108º num total de cerca de 600 escolas, sendo o 16º agrupamento a nível nacional no índice de superação, é o reflexo de um projeto educativo consolidado e pensado nos alunos. Em comparação com os agrupamentos equivalentes ao nosso, estamos em 10º lugar.”

Para a diretora do agrupamento, “estes resultados traduzem o trabalho exaustivo feito por todos, em que se impõe salientar todo o contexto pandémico, organizacional e de avaliação, que foi vivido nas escolas portuguesas, traduzido na sólida resposta da comunidade, consciente do agravamento das desigualdades pré-existentes, a um único objetivo: chegar a todos e não deixar ninguém para trás.”

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso