CHAVES: Barragem de Curalha com Posto de Observação e Controle

2022-07-26 17:31:22

Equipamento vai permitir alertar as populações em caso de eventuais acidentes ou ruturas neste aproveitamento hidroagrícola.


Na barragem de Curalha, localizada entre as freguesias de Vale de Anta e Curalha, está a ser instalado, pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), um projeto de melhoria das condições de segurança, num investimento que ronda os 300 mil euros. A obra, que para já conta com um edifício novo, deverá ficar concluída no final deste ano, apontou Rui Guerra, Engenheiro da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

“Este edifício faz parte de um conjunto de candidaturas que a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte viu aprovadas para implementar os sistemas de segurança e de alerta nas barragens. Vimos aprovadas algumas candidaturas, que estão em execução, que se resumem essencialmente aos planos de observação. A Barragem de Curalha é o primeiro equipamento construído pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e por isso há uma série de índices e condições que nós queremos criar nesta barragem, nomeadamente sistemas automatizados de abertura e fecho de comportas, válvulas de descargas, aparelhos de medição de filtração de água, sistemas informáticos, entre outros”.

O Posto de Observação e Controle vai, segundo o Engenheiro Rui Guerra, permitir ao técnico responsável pela segurança, através de sistemas de monitorização e sistemas elétricos, “acionar uma série de mecanismos em casos de algum inconveniente. Com a ajuda de sirenes a população, que vive nas proximidades, será alertada para eventuais acidentes ou ruturas”.

Ao todo, na área de intervenção da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte serão alvo de melhoria sete barragens sendo que no concelho de Chaves serão três os aproveitamentos hidroagrícolas a intervencionar pela DRAPN: Curalha, Rego do Milho e Mairos. Na jurisdição da Direção Geral de Agricultura no concelho flaviense também será intervencionada a barragem de Arcossó.

Estes projetos pretendem dar cumprimento às exigências do Regulamento de Segurança de Barragens na sua versão mais recente.

Sara Esteves
Fotos: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso