CHAVES: Colóquio vai debater as Oportunidades e Desafios para a Inclusão

2022-09-07 10:39:55

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, vai marcar presença na cerimónia de abertura, prevista para o dia 9 de setembro, pelas 09h30.


A Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade (CERCI) vai promover em Chaves o I Colóquio subordinado ao tema ''Inclusão e Diversidade: Oportunidades e Desafios'', com o objetivo de “promover um espaço de partilha de conhecimentos, reflexões, inquietações e práticas sobre a inclusão”. O colóquio decorrerá no Auditório do Centro Cultural de Chaves, nos dias 9 e 10 de setembro.

O evento, desenvolvido com o apoio do Município de Chaves, contará com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, na Conferência Inaugural do dia 9 de setembro, pelas 09h30.

“Assumindo a educação inclusiva como um direito universal e um bem público potenciador dos Direitos Humanos, este encontro visa desenvolver práticas de acolhimento, com alternativas organizacionais e pedagógicas que integrem, de uma forma justa e equitativa, diferentes pessoas e grupos”, explica o Município de Chaves.

Atendendo às forças e às fraquezas da inclusão, a organização considera “imperioso desenvolver um compromisso sustentado em projetos e programas de apoio às famílias, escolas e instituições, que responda à diversidade de necessidades educacionais longe de preconceitos, discriminação e exclusão”.

Numa partilha de experiência e saberes, este colóquio pretende assim abordar algumas das áreas de pesquisa em educação, com painéis compostos por diversos oradores, tendo em consideração a importância das práticas e experiências individuais e coletivas sobre estas matérias.

“Com um excelente programa científico, cultural e de lazer”, esta iniciativa é essencialmente destinada a docentes de todos os níveis de ensino, encarregados de educação, assistentes operacionais, psicólogos, terapeutas e técnicos superiores.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso