BOTICAS: Filme sobre a “luta do povo contra a exploração mineira” selecionado para Fórum Internacional

2022-09-07 14:15:44

Obra cinematográfica está a ser produzida em Covas do Barroso.

O filme “A Savana e a Montanha” do português Paulo Carneiro está entre a lista de selecionados para o Fórum Internacional de Co-Produção da Mostra de Cinema de Valência. O filme, produzido pela Bam Bam Cinema e La Pobladora Cine, está em processo de montagem e deverá ser lançado em 2024.

A “Savana e a Montanha” retrata a história da luta da população de Covas do Barroso contra a implementação de uma mina de lítio na região, considerada Património Mundial Agrícola pela FAO. No filme a população une-se para defender seu território e sua cultura.

O Fórum de Coprodução do Mediterrâneo está a ser lançado pela primeira vez pela Mostra de Valência e destina-se a financiar projetos de cineastas de países da bacia mediterrânica. Segundo este Fórum, o desafio “é criar alianças sólidas entre membros da indústria audiovisual de Espanha, Albânia, Argélia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, Egito, França, Grécia, Israel, Itália, Líbano, Líbia, Macedônia do Norte, Malta, Mônaco, Montenegro, Marrocos, Palestina, Portugal, Eslovênia, Saara Ocidental, Sérvia, Síria, Tunísia e Turquia”.

O Fórum Internacional de Co-Produção da Mostra de Cinema de Valência decorre durante o Festival, entre 20 e 30 de outubro.

Covas do Barroso é uma freguesia do município de Boticas cujos habitantes estão contra a exploração de lítio e outros minerais a céu aberto. O projeto da mina, promovido pela empresa Savannah Lithium, Lda, ficará situado em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso