MONTALEGRE: Niclas Grönholm repete vitória do ano passado

2022-09-19 11:35:14

Tal como em 2021, o finlandês Niclas Grönholm (CE Dealer Team) fechou em beleza a prova de Montalegre do Campeonato do Mundo de Rallycross, disputada este fim de semana, perante mais de 15 mil espectadores.


Ole Christian Veiby (KMS Volkswagen repetiu o 2.º lugar de sábado e a jovem sueca Klara Andersson fez História em Portugal, ao conseguir o primeiro pódio de uma piloto feminina no Mundial. Português Nuno Araújo (Audi A1 S1600) subiu ao pódio na prova do Europeu de RX3.
O Circuito Internacional de Montalegre, uma das mais famosas pistas de Rallycross do mundo, recebeu mais de 15 mil pessoas ao longo do fim de semana para o Lusorecursos World RX of Portugal, a prova portuguesa do Campeonato do Mundo e do Campeonato da Europa FIA de Rallycross.
Na categoria-rainha, onde alinham as impressionantes máquinas totalmente elétricas, capazes de acelerar dos 0 aos 100 km/h em dois segundos, Niclas Grönholm quebrou o domínio do tetracampeão mundial Johan Kristoffersson, que foi penalizado na Final deste domingo, devido a um toque em Timmy Hansen. Com a penalização do campeão em título, o norueguês Ole Christian Veiby subiu ao 2.º lugar, na frente da jovem sueca Klara Andersson, que fez História ao tornar-se a primeira mulher a conseguir um pódio no Campeonato do Mundo. Timmy Hansen foi o 4.º classificado e Kristoffersson fechou o top 5 na segunda prova do fim de semana português.
Os 11 pilotos portugueses em prova tiveram uma boa prestação global entre a elite europeia das categorias RX1 e RX3. Além de João Ribeiro (Audi A1) e Nuno Araújo (Audi A1), que disputam todo o Europeu dos S1600, estiveram presentes Jorge Machado (Citroën C2), Rogério Sousa (Ford Fiesta), Tiago Ferreira (Peugeot 208), António Sousa (Peugeot 208), Joaquim Machado (Peugeot 208), Leonel Sampaio (Skoda Fabia) e Sérgio Dias (Renault Twingo), todos no Euro RX3, e Mário Barbosa (Citroën DS3) e José Oliveira, no Euro RX1. Para as cores nacionais, o fim de semana de Montalegre terminou com um 3.º lugar de Nuno Araújo, o primeiro pódio do piloto da EQS no Campeonato da Europa. João Ribeiro também acedeu à Final mas seria penalizado e terminou no 5.º lugar, enquanto nos Supercars, Mário Barbosa e José Oliveira acederam às Meias-Finais.
Montalegre definiu os novos campeões da Europa de Ralicross em 2022: o sueco Anton Marklund (Hyundai), que garantiu o seu terceiro título europeu, e o jovem belga Kobe Pauwels (Audi), que aos 17 anos triunfou no Euro RX3.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso