CHAVES: Hospital da Fantasia ajuda a perder o medo da bata branca

2022-09-26 12:20:19

Cerca de 35 crianças levaram na sexta-feira, 23 de setembro, os seus bonecos doentes à consulta externa de pediatria, da unidade hospitalar de Chaves para perder o medo da bata branca.


Cerca de 350 crianças levaram esta sexta-feira, 23 de setembro, os seus bonecos à unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) para tratarem os brinquedos e perderem o medo dos médicos e da bata branca.

Em Vila Real, o pequeno peluche da Sofia, 5 anos, é um unicórnio que tinha um pelo no olho e também ‘bateu’ com a cabeça, e, por isso, nessa manhã ambos deram entrada no Hospital da Fantasia, instalado no serviço de pediatria do CHTMAD. Sofia disse que o boneco teve medo de ir ao hospital e combater o medo da bata branca é, precisamente, o objetivo da iniciativa Hospital da Fantasia, que foi decorado por balões de várias cores.

Foram 358 as crianças do concelho, entre os 3 e os 5 anos, que passaram durante o dia pela unidade de Vila Real do CHTMAD e cada uma delas trouxe um boneco. A atividade realizou-se também na unidade de Chaves, com 35 crianças, e decorrerá no dia 30 de setembro em Lamego.

Neste hospital de brincar, as crianças levam os bonecos à triagem e são encaminhados para os vários gabinetes médicos. A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) fez também uma demonstração da entrada de um paciente na urgência.

A iniciativa, dirigida às crianças em idade pré-escolar, foi organizada pelo serviço de pediatria e contou com a colaboração de vários serviços deste centro hospitalar. A atividade visa “desmistificar o hospital às crianças, promovendo o contacto, fora do período de doença e sofrimento, num ambiente agradável e de brincadeira”, explicou o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.


 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso