BOTICAS: Feira do Porco regressa após duas edições travadas pela pandemia

2022-09-27 10:47:15

A Feira Gastronómica do Porco vai regressar ao Pavilhão Multiusos de Boticas de 12 a 15 de janeiro de 2023 e espera trazer o “retorno económico aos produtores de fumeiro”.


Após a suspensão da realização presencial das duas últimas edições, devido à pandemia da Covid-19, a Feira Gastronómica do Porco está de volta e terá a duração de quatro dias, decorrendo de quinta-feira a domingo, no Pavilhão Multiusos de Boticas.

“Em 2023 completam-se 25 anos de Feira do Porco, certame que promove o que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas e na região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial. Nesse sentido, pretendemos que a feira do próximo ano decorra de forma presencial e que traga o merecido retorno económico aos produtores de fumeiro”, referiu Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal.

O autarca acrescentou ainda que “a qualidade dos produtos já é a imagem de marca da Feira do Porco de Boticas, por isso continuamos focados em dinamizar a nossa terra, atrair mais visitantes e promover os nossos produtos endógenos, contando, para tal, com o importante contributo dos produtores de fumeiro, peça fundamental para o sucesso do certame”.

No programa da XXV Feira Gastronómica do Porco farão parte os Concursos de Melhor Chouriça e de Melhor Salpicão e estará em funcionamento, a plataforma de venda online “Boticas Tem”, criada em 2021 para ajudar os produtores a escoarem o fumeiro e enchidos produzidos para a feira. A venda online a partir de qualquer zona do país e até do estrangeiro teve, nos últimos anos, grande recetividade por parte dos consumidores.

A par disto, o Município de Boticas garante que vai continuar a comparticipar os custos relativos ao abate dos porcos destinados para a feira, desde que este seja realizado no Matadouro Regional do Barroso.

A edição 25 deste certame que atrai milhares de pessoas ao concelho de Boticas já está a ser preparada junto dos produtores de fumeiro que se reuniram, no dia 26 de setembro, com a Câmara Municipal de Boticas para acertar pormenores desta edição que decorrerá de 12 a 15 de janeiro de 2023.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso