VALPAÇOS: BUPi de Valpaços realiza sessões de esclarecimento nas aldeias

2022-10-03 16:16:58

Os técnicos do Balcão Único do Prédio (BUPi) de Valpaços vão realizar sessões de esclarecimento sobre a importância de fazer a georreferenciação e posterior registo das propriedades na Conservatória. Um balcão móvel vai-se deslocar pelas mesmas freguesias para facilitar o acesso ao serviço.


Até ao final do ano a Câmara Municipal de Valpaços vai realizar sessões de esclarecimento em todas as freguesias do concelho, para que os proprietários possam perceber a importância e esclarecer todas as dúvidas, sobre o processo de identificação das respetivas propriedades, disse esta segunda-feira os responsáveis pelo BUPi de Valpaços.

O BUPi, Balcão Único do Prédio é um serviço dedicado à georreferenciação das propriedades, isto é, à definição dos limites das propriedades no mapa, feito digitalmente, com enorme precisão, que evita erros futuros, e que é obrigatório para efetuar o processo de registo na Conservatória.

“É importante perceber que o registo dos terrenos nas Finanças não é suficiente para comprovar o título de propriedade, é necessário fazer o registo na Conservatória.Por agora, tanto os serviços do BUPi como da Conservatória são totalmente gratuitos, por essa razão todos devem aproveitar e registar as suas propriedades, explicam.

Quem dominar as Novas Tecnologias de Informação pode fazê-lo diretamente na plataforma bupi.gov.pt, e quem entender que precisa de ajuda deve dirigir-se ao Balcão Único do Prédio, em Valpaços, ou aproveitar o Balcão Móvel que vai circular pelas sedes da Junta de Freguesia.

As sessões de esclarecimento começam já no dia 7 de outubro, às 18h00 na sede da Junta de Freguesia de Água Revés, e às 19h00 na sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Émeres. Na semana seguinte, isto é, de 10 a 14 de outubro, os técnicos habilitados do BUPi de Valpaços deslocam-se a essas mesmas freguesias, disponibilizando-se para fazer atendimento entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30.

A metodologia adotada será sempre a mesma, na semana imediatamente a seguir às sessões de esclarecimento em cada uma das freguesias, o balcão móvel de atendimento desloca-se durante uma semana para a respetiva localidade.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso