CHAVES: Centro de Recolha de Animais abre portas na próxima semana

2022-10-06 11:07:01

Espaço será inaugurado na sexta-feira, dia 14 de outubro, num investimento que ultrapassa os 630 mil euros.


Um ano depois do arranque da obra, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Chaves (CROAC) abre oficialmente as suas portas. O equipamento localizado nos terrenos municipais na Zona Industrial Nº 1 em Chaves, junto ao Mercado do Gado, num espaço onde chegou a funcionar a queima de resíduos, vai permitir alojar até 144 animais.

Num investimento que ultrapassa os 630 mil euros, financiado em 200 mil euros, atribuído pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), no âmbito do Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia (CRO), este equipamento permitirá ao Município “cumprir com as suas obrigações em termos de gestão de animais errantes, num espaço que garante condições dignas de alojamento e acolhimento, a promoção da adoção e do bem-estar dos animais de companhia”, referiu a Câmara Municipal de Chaves.

O CROAC tem uma área coberta de aproximadamente 800 m2, em duas unidades edificadas, uma destinada ao acolhimento dos animais e outra destinada a diferentes serviços e valências.

Com 36 boxes para animais, este espaço conta ainda com uma sala para cirurgia de esterilização, uma sala de profilaxia, uma sala para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e socialização de animais e um espaço de quarentena com duas boxes de isolamento, .“o que constitui um passo fundamental em termos de saúde pública e do plano municipal de controlo e bem-estar animal”, revela a autarquia que garante estarem “reunidas todas as condições para que os animais possam ser recolhidos, recuperados, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para uma adoção responsável. Este projeto permite ainda concretizar várias iniciativas de vertente pedagógica, bem como a promoção de voluntariado”.

O Centro de Recolha de Animais de Companhia veio substituir a Construção do Canil/Gatil, proposta vencedora do Orçamento Participativo de Chaves de 2016, após alteração do projeto com o objetivo de contemplar mais valências e condições logísticas para os animais. O espaço será inaugurado na sexta-feira, dia 14 de outubro.

Sara Esteves
Fotos: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso