Valpaços pede reforço de fiscalização contra roubo de castanha

2022-10-11 11:15:38

A GNR já está na Zona da Serra da Padrela numa operação de reforço de fiscalização.


Nos últimos anos alguns produtores de Castanha da Serra da Padrela, no concelho de Valpaços, têm sido alvo de furtos. Com a aproximação da campanha da apanha deste fruto, começam a ser delineadas estratégias para prevenir estas situações.

O autarca de Valpaços pede às autoridades, bem como aos representantes de Juntas de Freguesia, onde predomina o cultivo da castanha, “um controlo mais apertado”.

“Infelizmente tem-se verificado um aumento de furtos de castanha na região, o que representa uma quebra significativa no rendimento de muitos produtores locais, parte essencial da economia do Concelho”, por isso, Amílcar Almeida considera ser fundamental o reforço da fiscalização.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços reuniu-se ontem, 10 de outubro, com os Comandantes da GNR de Valpaços, da GNR de Carrazedo de Montenegro, e com os presidentes das Juntas de Freguesia para adoção de medidas de prevenção do furto da castanha no concelho.

A operação de reforço à fiscalização já se encontra em curso e a GNR apela à denúncia de toda situação que possa pôr em causa a colheita deste ano. “É necessário que sejam denunciados todos aqueles que atentem ao património alheio, sendo a denúncia um fator dissuasor, que tem vindo a mostrar-se positivo”.

Amílcar Almeida sublinhou, ainda, a importância de ações desta envergadura, para que se possa agir em conformidade e punir quem procura prejudicar os produtores locais.

A Feira da Castanha Judia está de volta a Carrazedo de Montenegro, de 4 a 6 de novembro, tendo a castanha como principal motor do evento.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso