V.P.AGUIAR: Caminhada em prol da prevenção do cancro da mama vai “contar passos” ao longo do Caminho de Santiago

2022-10-15 10:22:36

O Município de Vila Pouca de Aguiar associou-se uma vez mais, ao movimento “Outubro Rosa” da Liga Portuguesa Contra o Cancro com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio.

Nesse sentido decorrem durante este mês várias atividades com o intuito de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama que é o mais frequente em Portugal e no Mundo. O Município estabelece sinergias com a comunidade aguiarense de modo a potenciar o impacto do Outubro Rosa no concelho.

Este domingo, dia 16 de outubro, decorrerá uma Caminhada Outubro Rosa ao longo do Caminho Português de Santiago Interior, em que cada pessoa deverá levar uma peça de roupa cor-de-rosa, como gesto de apoio à causa, e percorrer uma jornada do Caminho de Santiago, desde do Parque de Lazer de Sabroso, em Vila Pouca de Aguiar até à vila de Vidago em Chaves. O objetivo é contribuir para somar, com os seus passos, o número de metros percorridos em conjunto em prol da Campanha de Prevenção do Cancro de Mama, ou ao longo de vários dias somar esses passos por exemplo, numa passadeira ou bicicleta estáticas.

Entre outras atividades a autarquia desafia a marcar a semana com elementos decorativos em Rosa, indumentária, molduras,…a colocar elementos rosa em redes sociais, blogues, sites e outras plataformas digitais e também a participar na fotografia “Outubro Rosa em Vila Pouca de Aguiar” no dia 28 de outubro, pelas 13h50, nas escadas do Parque Florestal.

Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso