Prémio RTP para Melhor Projeto em Fase de Montagem foi atribuído ao filme “A Savana e a Montanha”, de Paulo Carneiro. A obra cinematográfica foi produzida na aldeia de Covas do Barroso.
O filme “A Savana e a Montanha” do português Paulo Carneiro venceu no sábado, 15 de outubro, o prémio RTP melhor filme em montagem, nos Prémios Arché, na 20ª edição do Doclisboa que decorreu no Cinema São Jorge em Lisboa.
A “Savana e a Montanha” retrata a história da luta da população de Covas do Barroso contra a implementação de uma mina de lítio na região, considerada Património Mundial Agrícola pela FAO. No filme, o realizador transporta o espectador para uma terra ameaçada, onde a população une-se para defender seu território e sua cultura. O filme, produzido pela Bam Bam Cinema e La Pobladora Cine, está em processo de montagem e deverá ser lançado em 2024.
Covas do Barroso é uma freguesia do município de Boticas rodeada por montanha cujos habitantes estão contra a exploração de lítio e outros minerais a céu aberto. O projeto da mina, promovido pela empresa Savannah Lithium, Lda, ficará situado em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso.
De recordar que este filme também está entre a lista de selecionados para o Fórum Internacional de Co-Produção da Mostra de Cinema de Valência que decorre entre 20 e 30 de outubro.
Sara Esteves
Foto: DR