REGIÃO: Obra para reposição de ponte sobre Rio Tâmega decorre ''a bom ritmo'' e ficará concluída em 2023

2022-10-22 09:16:49

Ponte vai repor a ligação entre as aldeias de Capeludos, no concelho de Vila Pouca de Aguiar e Sobradelo em Boticas.


Decorre a ''bom ritmo'' a obra de reposição da ligação entre Capeludos e Sobradelo, depois da perda da travessia, que une estas duas localidades, provocada pela construção da barragem do Alto Tâmega.

Segundo a autarquia de Vila Pouca de Aguiar, já estão concluídos os pilares e já foi dado início à construção do tabuleiro, sobre o Rio Tâmega, que permitirá a circulação pedonal e automóvel entre estas duas aldeias.

O autarca Alberto Machado e a Comissão de Acompanhamento Ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega visitaram os trabalhos desta infraestrutura que se prevê que esteja concluída em abril de 2023.A nova ponte estará localizada a 500 metros de distância da antiga travessia, terá 170 metros de comprimento e uma altura de cerca 50 metros.

Já quanto à reposição pedonal da ''ponte de arame'', que liga Monteiros (Boticas) e Veral (Vila Pouca de Aguiar), e que ficará submersa com a construção da barragem, Alberto Machado afirmou que ''finalmente'' foi agendada reunião pela Agência Portuguesa do Ambiente para o dia 14 de novembro, com as participações das Câmaras de Vila Pouca de Aguiar e de Boticas.

Quanto às expectativas, o autarca afirmou que ''são bem conhecidos e demais que reconhecidos os argumentos fundamentadores para a sua reposição, e que é a única solução, que poderá ser aceite pelas Câmaras, acrescentando, “fazendo-se idêntica justiça com estes territórios e gentes tal como aconteceu entre Capeludos e Sobradelo que também não estava prevista'', concluiu.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso