CHAVES: Encontro de Ciência Maria Alves Paiva termina este sábado

2022-10-22 10:29:38

O Auditório do Centro Cultural de Chaves está a ser palco do II Encontro de Ciência Maria Alves Paiva que conta com a presença de 300 pessoas e vários palestrantes. A iniciativa arrancou na sexta-feira, 21 de outubro, e termina este sábado, 22 de outubro.


Chaves está a dedicar dois dias à Ciência ao receber pela segunda vez o Encontro de Ciência Maria Alves Paiva. Uma iniciativa organizada pela Universidade do Minho e o Município de Chaves que conta com a presença de 300 pessoas inscritas sobretudo, docentes. O evento reúne durante dois dias alguns dos mais destacados cientistas do país, como Alexandre Quintanilha e Sobrinho Simões, para promover a Ciência e a Literacia Científica na comunidade flaviense e transmontana.

A Universidade do Minho possui uma reconhecida capacidade científica e técnica sustentada por experiências em projetos de investigação, de valorização e de divulgação de sítios e monumentos arqueológicos e arquitetónicos.

O II Encontro de Ciência Maria Alves Paiva conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e foi acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.

A primeira edição deste decorreu em 2018, no mesmo local, com os cientistas Elvira Fortunato e Carlos Fiolhais, entre outros. Este ano voltou a realizar-se e a reunir alguns dos melhores cientistas nacionais entre os quais Alexandre Quintanilha, Carlos Leal Gomes, João Paiva, Júlio Machado Vaz, Manuel Sobrinho Simões, Zita Martins e Teresa Paiva, numa abordagem de temas científicos relacionados com o quotidiano. O evento termina este sábado às 16h10 com um cerimónia de encerramento a cargo da Presidente da Comissão Organizadora, Sandra Paiva e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chave, Francisco Melo.

PROGRAMA | 22 DE OUTUBRO
09h00 | Retoma do Programa de Trabalhos
09h10 | Personalização da medicina de precisão: da saúde à doença
Manuel Sobrinho Simões (Universidade do Porto)
10h00 | O Outono prepara-se ao longo do ano
Júlio Machado Vaz (Universidade do Porto)
10h50 | Coffee break
11h20 | Origem e procura de vida no sistema solar
Zita Martins (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)
12h30 | Almoço livre
14h30 | Sono, saúde e felicidade
Teresa Paiva (Universidade de Lisboa)
15h20 | O conhecimento: pilar da democracia
Alexandre Quintanilha (Universidade do Porto)
16h10 | Sessão de Encerramento
Sandra Paiva - Presidente da Comissão Organizadora
Francisco Melo - Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chaves


Sara Esteves
Foto: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso