CHAVES: Polícia de Espanha com patrulhas na Feira dos Santos

2022-10-30 16:29:08

Ao abrigo do acordo de Comissarias Europeias a PSP de Chaves, tendo em cota que durante a Feira dos Santos são muitos os espanhóis que visitam Chaves recebeu um pequeno contingente policial da vizinha Espanha para apoiar na segurança.


A PSP implementou já em 2012, uma operação de maior proximidade junto dos cidadãos estrangeiros, em particular os de nacionalidade espanhola.
Nesse âmbito, a PSP convidou o Corpo Nacional de Policia de Espanha (CNP) para destacar para Portugal, mais concretamente para a Feira dos Santos um pequeno contingente policial para apoiar na segurança e promover a proximidade que a PSP presta aos cidadãos espanhóis auxiliando na comunicação e resolução de ocorrências e informações dos cidadãos que visitam a Feira dos Santos na cidade de Chaves.
Desde então, a cooperação com o CNP teve várias iniciativas com deslocações de elementos da PSP a território espanhol e vice-versa e recorde-se que também é feito patrulhamento por parte de elementos da PSP em Santiago de Compostela ou noutros eventos que as autoridades espanholas reconhecem como de grande afluência de portugueses.
No âmbito da cooperação internacional e através de parcerias estratégicas, Portugal estabeleceu protocolos semelhantes com França e Itália, no sentido de permitir que elementos da Polizia di Stato (Itália) e a Police Nationale Française (França) se desloquem a Portugal para integrar ações de policiamento conjunto.
Estas ações conjuntos visam auxiliar o contacto entre os polícias portugueses e os muitos cidadãos de Espanha, apoiando o cumprimento da missão da PSP.
De igual forma, estas parcerias permitem que os elementos da Polícia de Segurança Pública se desloquem a Espanha com a missão de apoiar as forças de segurança locais nas suas missões, bem como permitir que os cidadãos portugueses tenham maior apoio e acompanhamento policial, garantindo assim um maior sentimento de segurança.
Durante os próximos dias, no decorrer da Feira dos Santos não se pode estranhar a presença de patrulhas do Corpo Nacional de Policia de Espanha, sempre acompanhadas por elementos da PSP de Chaves.

Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso