VALPAÇOS: Feira da Castanha Judia arranca amanhã

2022-11-03 15:44:25

A Cerimónia de abertura oficial da XXV Feira da Castanha Judia está agendada esta sexta-feira, 4 de novembro, pelas 15h30, no Pavilhão da Rota da Castanha, em Carrazedo de Montenegro. A cerimónia será presidida pelo Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o professor Emídio Gomes.


O ouro de Trás-os-Montes à venda em Carrazedo de Montenegro

A vila de Carrazedo de Montenegro volta a celebrar este produto estrela, com grande peso na economia do concelho de Valpaços, no primeiro fim-de-semana de novembro. De 4 a 6 de novembro, a vila de Carrazedo de Montenegro, em Valpaços, recebe a XXV Feira da Castanha Judia, um evento “de referência no panorama local e regional, que permite a muitos produtores escoar os produtos locais”, disse a Vereadora do Município de Valpaços, Teresa Pavão.

O evento, que arranca esta sexta-feira, dia 4 de novembro, e decorre até ao dia 6 de novembro, atrai todos os anos milhares de visitantes à região, que se dedica a este fruto considerado a rainha da economia de Valpaços.

“Durante três dias, o Pavilhão da Rota da Castanha estará dividido em três zonas, um espaço para vender a castanha e produtos com provas dadas no mercado como o azeite, o mel, o vinho e produtos de pastelaria, uma zona com uma tenda contígua onde haverá produtos de artesanato e alguns expositores e a zona exterior dedicada à animação, onde recebemos duas bandas muito conceituadas da região”, explicou Teresa Pavão.

“O mote para o outono com produtos de excelência”

Além da castanha de Carrazedo de Denominação de Origem Protegida, DOP, proveniente da Serra da Padrela, na feira marcam presença outros produtos tradicionais do concelho, como o vinho, o azeite, os frutos secos, o fumeiro, o Folar de Valpaços IGP e as compotas e o mel. O artesanato, a animação musical, as atividades culturais e o desporto também fazem habitualmente parte deste certame que reserva espaço para alguns magustos tradicionais.

Um dos pontos mais altos do evento prende-se com a realização do Concurso da Castanha de Denominação de Origem Protegida e a abertura do Bolo de Castanha de 600 Kg, que é partilhado com o público no último dia do certame. Neste certame há também um Concurso de Castanha. “O concurso de castanha, com atribuição de prémios, avalia o calibre, o tamanho e o peso da castanha”, revelou a vereadora da autarquia.

Paralelamente a este certame, que contará com a presença de 80 expositores, o Município de Valpaços continua a ter disponível a plataforma online www.valpacos.pt onde todas as pessoas podem encomendar os produtos típicos do concelho.

Valpaços prevê castanha de qualidade apesar da quebra na produção

A seca e as habituais pragas que afetam todos os anos os castanheiros contribuíram para uma quebra de produção de castanha na Zona da Padrela, onde se situa a maior mancha de qualidade Judia da Europa. Esta é a conclusão a que muitos produtores da região chegam quando visitam os seus soutos, disse o Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, António Costa.

“Este ano vamos ter uma queda na produção mas a castanha terá na mesma qualidade porque tem estado tempo húmido, para a castanha se soltar”, disse o autarca que prevê uma colheita “de oito a nove mil toneladas deste fruto. Num ano bom a produção é de cerca de 12 mil toneladas, ainda assim é uma castanha boa com calibre, brilho, é a melhor castanha do mundo.”

A Feira da Castanha Judia de Carrazedo de Montenegro é organizada pelo Município de Valpaços, a Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHTB).


Sara Esteves
Foto: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso