VALPAÇOS: Concelho continua a lutar pela construção de reservatório de água para o setor primário

2022-11-08 11:36:08

Autarquia vai apresentar um Estudo de Impacto Ambiental para a criação de um aproveitamento hidroagrícola, na zona da Padrela, que será posteriormente avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente.


O Município de Valpaços continua a exigir a construção de um reservatório de água no concelho, para ajudar no combate a incêndios e para fazer face às necessidades do sector primário. Este investimento a ser concretizado “será a obra do século em Valpaços. Tenho vindo a mostrar aos nossos políticos que pensar em agricultura, nos dias de hoje é pensar em água. Os incêndios deste verão destruíram grande parte das culturas deste concelho, para além da floresta. Os meios aéreos tinham que ir buscar água à Barragem dos Pisões, em Montalegre, e à Barragem do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, perdendo tempo, quando nós temos tanta água neste concelho”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços que continua a lutar pela construção de um aproveitamento hidroagrícola.

O empreendimento, a ser construído entre as localidades de Tazém e Cabanas, localidades com grandes investimentos agrícolas, está orçado em cerca de 18 milhões de euros e permitiria fazer chegar a água por gravidade a cinco freguesias importantes na produção de castanha, azeitona, amêndoa, maçã e de outros novos produtos, como goji e o mirtilo. “Também o concelho Vila Pouca de Aguiar tem uma mancha florestal considerável, onde por si só, por gravidade, conseguimos chegar a 1.200 hectares de culturas agrícolas de forma natural”, frisou Amílcar Almeida à margem da Cerimónia de Inauguração Oficial da XXV Feira da Castanha Judia em Carrazedo de Montenegro.

O autarca refere que “já trouxe ao concelho a Secretária de Estado da Agricultura e entidades, capazes de avaliar que aquele curso de água é a garantia para termos água em quantidade, e com ele aumentar a produtividade e reduzir aos custos dos agricultores”. O Presidente do Município garante que vai continuar esta luta “o tempo que for necessário. Ninguém nos calará porque é a obra que mais falta faz ao concelho de Valpaços. Se este setor agrícola deixar efetivamente de constituir a riqueza deste concelho então estão a convidarem-nos a abandonar este território, e isso, é coisa que nós não queremos porque de facto, estão aqui as nossas raízes a riqueza do nosso setor que tanto nos orgulha”.

Para o projeto de construção de um reservatório de água no concelho, a autarquia irá apresentar um Estudo de Impacto Ambiental que será posteriormente avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso