V.P.AGUIAR: Trilho Interpretativo Veronica micrantha e Caminhada pela proteção feminina

2022-11-09 11:32:07

Tendo como objetivos a conservação e valorização desta flora, o Município de Vila Pouca de Aguiar vai inaugurar o Trilho Interpretativo Veronica micrantha no próximo dia 26 de novembro, pretendendo também celebrar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O percurso pedestre é promovido pelo Município com apoio das Freguesias de Soutelo de Aguiar e Telões, executado por Portugal NTN, está registado e homologado por Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo e Federação Europeia de Caminhada Pedestre, tem a distância de 10,4 Km, cuja duração prevista é de 3h40m entre as altitudes de 685m e 862 metros. O início e término da caminhada é junto à igreja paroquial de Soutelo de Aguiar.
A Veronica micrantha é uma planta delicada com um anel rosado que existe no Noroeste da Península Ibérica e o concelho de Vila Pouca de Aguiar alberga importantes populações desta espécie que precisa de ser salvaguardada.
Segundo o estudo desta espécie elaborado por Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agroalimentares e Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto, a “distribuição global desta espécie restringe-se ao Noroeste e Centro-Oeste da Península Ibérica, sendo portanto um endemismo ibérico de distribuição relativamente restrita”. O percurso é parte integrante da Rede Natura 2000, área protegida, e será estreado a 26 de novembro de 2022.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória até dia 22 de novembro na Loja Interativa de Turismo (Tel: 259 439 000 ou turismo@cm-vpaguiar.pt).

PSR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso