VALPAÇOS: Estudo de jovem valpacense “abre portas” para o desenvolvimento de novos medicamentos anti-inflamatórios de origem natural

2022-11-11 16:55:40

Plantas usadas para o estudo foram cultivadas na freguesia de Possacos, no concelho de Valpaços.


A jovem valpacense Sara Vieira está a estudar, no âmbito do seu doutoramento, a atividade dos extratos de plantas nas células do sistema imunitário, no 3B's Research Group, um centro de investigação médica em Guimarães e recentemente, publicou um dos seus trabalhos onde demonstra a eficácia de vários extratos da planta Echinacea purpurea na redução da inflamação e no aumento da imunidade.

“Este estudo baseou-se na medicina tradicional, onde desde sempre as pessoas recorrem a chás de plantas para tratar doenças. A Equinácea foi selecionada após uma pesquisa exaustiva das propriedades bioativas de cada planta. Uma vez que as condições de cultivo tinham de ser asseguradas e monitorizadas, as plantas foram cultivadas em Possacos - Valpaços, uma forma de valorizar o interior e de promover a nossa terra”, revela a jovem e autora do estudo.

Segundo o trabalho publicado, os resultados deste estudo mostram que “o chá de Equinácia ativa os macrófagos, células do sistema imunitário. Por outro lado, um chá feito com etanol (álcool) reduz drasticamente a inflamação, abrindo assim portas para o desenvolvimento de novos medicamentos anti-inflamatórios de origem natural”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso