Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica vai lançar duas iniciativas: um Workshop “Intervir na Violência Doméstica” e uma campanha de sensibilização intitulada “Quem Cala Não Consente”.
A propósito do Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (EAVVD) “Um Novo Começo”, da Delegação de Chaves da Cruz Vermelha Portuguesa, irá realizar duas iniciativas, em parceria com os seis Municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), bem como com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACES ATB).
Assim, no dia 25 de novembro, será dinamizado um Workshop “Intervir na Violência Doméstica”, em conjunto pela EAVVD, o CHTMAD e o ACES ATB, dirigido a profissionais de saúde e a técnicos/as do serviço de ação social dos Municípios. O presente workshop tem como principal objetivo capacitar os/as técnicos/as para a adoção de procedimentos de intervenção adequados, face à identificação de potenciais situações de violência doméstica.
Paralelamente, será lançada, a partir do dia 25 de novembro, uma campanha de sensibilização intitulada “Quem Cala Não Consente”, através da publicitação de cartazes/mupis, em locais estratégicos dos seis Municípios, com o objetivo de apelar a todas as pessoas, e não só às vítimas, a denunciar situações de violência doméstica às autoridades, tendo em conta a natureza pública do crime. Do mesmo modo, pretende-se sensibilizar as vítimas para pedir ajuda junto de serviços especializados sendo, para o efeito, divulgados contactos importantes.
A referida campanha estará exposta até ao fim do ano de 2022 e será também promovida, em formato digital, através das plataformas de Facebook e Instagram das várias entidades parceiras.