REGIÃO: Internato Médico do Centro Hospitalar ocupa o 5º lugar num ranking nacional

2022-11-28 11:35:17

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) tem a mesma pontuação que o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E.


O Internato Médico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) ocupa a 5ª posição, com uma taxa de respostas de 25% (33/131), do Ranking por Instituição sobre a Satisfação Global com o Serviço de Formação, dos Inquéritos de Satisfação do Internato Médico, preenchidos pelos internos de Formação Especializada, relativamente ao ano de 2021.

Os resultados foram divulgados pelo Conselho Nacional do Médico Interno (Ordem dos Médicos) e o CHTMAD, que agrega os Hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego, obteve 3,88 pontos, a mesma pontuação que o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E, numa inquirição nacional a cerca de 8 131 médicos internos, relativamente a 48 especialidades médicas, que tem como objetivo conhecer e avaliar o grau de satisfação destes jovens médicos, em relação à sua formação especializada. Para a Presidente do Conselho de Administração, Rita Castanheira, “é com um grande orgulho e satisfação que tenho conhecimento destes resultados”, reconhecendo que os mesmos se devem, sobretudo, “ao trabalho dos profissionais deste centro hospitalar, nomeadamente do Diretor do Internato Médico, dos Diretores dos Serviços, dos Médicos que orientam e dos Médicos Internos, que diariamente contribuem para uma formação pós-graduada de excelência no CHTMAD”. O internato médico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, é dirigido pelo médico Nelson Barros.

No Ranking de Satisfação Global com o Serviço de Formação em Especialidades Não Hospitalares, o ACES do Alto Tâmega e Barroso ocupa a 23ª posição, com uma taxa de respostas de 24% (7/29) com quatro pontos, os mesmos que obtiveram os Agrupamentos dos Centros de Saúde da Amadora, Algarve Central, Lisboa Norte e Lezíria.

O Internato Médico é a base da formação médica pós-graduada, sendo um período formativo no qual os médicos internos conhecem a realidade das diversas especialidades e nos diversos locais formativos do país.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso