Município assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora destacando a importância da relação intergeracional na aprendizagem

2022-12-02 16:17:06

Com o objetivo de evidenciar o papel da educação como uma ferramenta essencial na transmissão de valores fundamentais para a construção de espaços e cidades de paz, alicerçadas no respeito, justiça social e diálogo, a autarquia flaviense assinalou hoje o “Dia Internacional da Cidade Educadora”, com a presença intergeracional de alunos e leitores da Biblioteca Municipal de Chaves.

Este ano, sob o lema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades “, as cidades que integram esta rede, na qual Chaves também faz parte, propõem-se trabalhar na articulação de respostas multidimensionais inovadoras que permitam o desenvolvimento das competências pessoais e sociais de todos os cidadãos, sem exclusões. Mobilizando todos os serviços municipais e recursos da cidade, criando alianças com a sociedade civil, promovendo procedimentos participativos e deliberativos e oferecendo oportunidades de capacitação, ao longo da vida, com especial atenção aos grupos de maior risco de exclusão social.

A sessão, realizada na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal, contou com a presença do executivo municipal, no qual o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, destacou a “importância da comunidade como construtora ativa, na transformação positiva da sociedade onde se devem pôr em prática princípios e valores como a paz, a concórdia, o humanismo e a igualdade, consolidados em rede institucional colaborativa”.

O programa de atividades contou com a interpretação do Hino das Cidades Educadoras pelo Coro Infanto-Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio e a Leitura da Declaração do Dia Internacional da Cidade Educadora, por uma aluna da Escola Fernão de Magalhães.

De referir que o Município de Chaves tem desenvolvido várias iniciativas e projetos que refletem os pressupostos plasmadas na Carta das Cidades Educadoras, que tem na sua génese a premissa de envolver gradualmente os cidadãos na tomada de decisões que lhes respeitam, bem como, a implementação de ações tendentes ao crescimento económico, social e cultural do concelho e consequentemente de cada indivíduo.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso