O Juramento de Bandeira marca o culminar da Instrução Básica e o início da Instrução Complementar.
O Regime de Infantaria 19 realizou na sexta-feira, 25 de novembro, uma cerimónia de Juramento de Bandeira, de 36 soldados recrutas dos quais 29 eram homens e sete mulheres, do 8.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2022.
Foi na presença de familiares e amigos que os Soldados Recrutas juraram, perante a Bandeira Nacional, como portugueses e como militares, estarem sempre prontos a lutar pela liberdade e independência da Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.
O Juramento de Bandeira decorreu na Zona Ribeirinha da Cidade de Chaves e contou com a presença de muitas pessoas a assistir à cerimónia que foi presidida pelo Major-General Paulo Maia Pereira, Diretor de Formação do Exército, acompanhado pelo Comandante do Regimento de Infantaria Nº19 Nelson Couto Gomes.
O Juramento de Bandeira marca o culminar da Instrução Básica, que teve a duração de cinco semanas, e o início da Instrução Complementar, que terá a duração de sete semanas. Este tipo de solenidade tem também em vista promover o engrandecimento do amor à Pátria e difundir o significado dos símbolos nacionais, bem como a defesa intransigente dos valores morais e históricos de Portugal.
Nesta cerimónia foi ainda entregue o diploma ao Instruendo melhor classificado e condecorado o Coronel Luís Alexandre Leite Basto que para a reserva.
Fotos: DR