R.PENA: Piscina Municipal reabre após uma década fechada e com obras superiores a 815 mil euros

2022-12-06 09:18:05

Equipamento municipal estava encerrado ao público há mais de 10 anos, devido ao estado de degradação do edifício.


O Município de Ribeira de Pena inaugurou na quarta-feira, dia 30 de novembro, a Piscina Municipal Coberta, uma empreitada de Recuperação e Modernização que resultou num investimento superior a 815 mil euros.

O equipamento municipal estava ao abandono e encerrado ao público há mais de 10 anos, devido ao estado de degradação total do edifício. A obra foi adjudicada na sequência de um concurso público e o auto da consignação da obra foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, a 30 de abril de 2021.

O projeto permitiu requalificar o interior e exterior do edifício ao nível de revestimentos, a criação de acessibilidades para as pessoas com mobilidades condicionada, substituição e remodelação das instalações elétricas e rede de águas, a substituição dos equipamentos eletromecânicos, instalação de sistema de micro geração, assim como a melhoraria o desempenho energético com isolamentos térmicos e substituição das caixilharias.

A empreitada de “Recuperação e Modernização da Piscina Municipal Coberta de Ribeira de Pena” da piscina municipal coberta de Ribeira de Pena resulta de um investimento total de 815.958,19 euros, comparticipado em 250.641,61 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), fruto da candidatura apresentada em dezembro de 2018 a fundos comunitários do NORTE 2020.

A Piscina Municipal Coberta de Ribeira de Pena foi inaugurada pela primeira vez a 14 de maio de 1999 e representou, na época, um investimento de 99 mil contos, 495 mil euros. As instalações da piscina durante o período escolar estavam afetas, em exclusivo, às aulas de natação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena e fora do horário escolar eram abertas a toda a população, que assim também podia usufruir deste equipamento. Depois da obra de requalificação este equipamento reabriu ao público a 30 de novembro.

No mesmo dia foi também assinado no edifício da Câmara Municipal o contrato-programa relativo ao financiamento da obra de “Ampliação, Beneficiação e Conservação do Edifício dos Paços do Concelho de Ribeira de Pena”, projeto que será financiado em 30,93%, pelo Estado em mais de meio milhão de euros, num investimento elegível que ascende a 1,93 milhões de euros. Trata-se do terceiro projeto mais significativo, num total de 12 que o Estado vai suportar. A cerimónia de assinatura contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso