CHAVES: Centros de Saúde de Chaves terão horário alargado em janeiro

2022-12-07 16:36:22

Os Centros de Saúde de Chaves Nº 1 e no Centro de Saúde de Chaves II - USF Aquae Flaviae deverão funcionar aos fins-de-semana em regime de horário alargado.


O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso tem cinco centros de saúde com horário alargado aos fins-de-semana e em janeiro deverá optar por esta modalidade nos dois Centros de Saúde do concelho de Chaves, no Centro de Saúde de Chaves Nº 1 e no Centro de Saúde de Chaves II - USF Aquae Flaviae.

A medida do Ministério da Saúde visa diminuir a pressão sobre as urgências hospitalares mas no caso dos Centros de Saúde de Chaves, esta modalidade de horário alargado “não se justifica muito porque as pessoas em Chaves têm o hábito de se dirigirem ao Hospital porque depois aproveitam para fazer raio x, análises e outro tipo de exames complementares. Culturalmente sempre foi assim e há vários anos que andamos a trabalhar nisto”, refere a enfermeira Laurentina Teixeira, Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso.

Contudo, e para que todos os utentes tenham a mesma acessibilidade, os dois centros de saúde de Chaves vão implementar o sistema de horário alargado aos fins-de-semana, das 09h00 às 18 horas já em janeiro. Se justificar poderá abrir com horário alargado ainda em dezembro deste ano. “Até agora não se tem justificado o horário alargado em Chaves porque não tivemos um aumento muito grande de vindas aos Centros de Saúde. Vamos começar com o atendimento alargado aos fins-de-semana em Chaves, em janeiro mas estamos a ponderar se ainda abriremos em dezembro. Tudo vai depender da afluência”, explica-nos Laurentina Teixeira.

Dos 176 centros de saúde com horário alargado ou complementar, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso tem cinco, Boticas, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar que funcionam aos fins-de-semana, das 09h00 às 18 horas para responder à maior procura da população nos meses de outono e inverno, e diminuir a afluência aos serviços de urgência em situações não emergentes.

A medida de horário alargado “não se justifica muito neste território porque acredito que nunca vamos ter mais de 10 pessoas por dia. Quando estávamos no período mais intenso da pandemia de Covid-19, o movimento era muito baixo. Nos dias de semana, os centros de saúde estão abertos até às 20 horas mas há concelhos em que a partir das 18 horas não se vê ninguém nas unidades. A maior afluência regista-se de manhã.”

Este aumento da capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários não levou ao aumento do número de profissionais. “Vamos trabalhar com os profissionais de saúde que temos disponíveis mas em regime extraordinário”, termina por dizer a responsável pelos ACES do Alto Tâmega e Barroso.

O Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde para o inverno 2022-2023, dá conta que os centros de saúde vão ter horário alargado ou com atendimentos suplementares e que o portal do SNS (Serviço Nacional de Saúde) disponibilizaria essa informação atualizada diariamente.

Sara Esteves
Fotos: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso