MONTALEGRE: Plano de Cogestão do Parque Nacional Peneda Gerês em consulta pública

2022-12-13 09:33:43

Os interessados podem consultar os documentos e apresentar contributos, até ao dia 20 de dezembro.


A proposta do Plano de Cogestão do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) para 2022-2027 estará em consulta pública no sítio da internet dos Municípios que integram o PNPG, nomeadamente Montalegre, Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca e Terras de Bouro, e das entidades que integram a Comissão de Cogestão para que a comunidade possa apresentar os seus contributos ao documento.

A proposta do Plano de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês, para o período 2022-2027, prevê ''a criação de uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade e incidindo especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação; o estabelecimento de procedimentos concertados que visem um melhor desempenho na salvaguarda dos valores naturais e na resposta às solicitações da sociedade, através de uma maior articulação e eficiência das interações entre o ICNF, I.P., os municípios e demais entidades públicas competentes'', lê-se no documento.

A proposta do plano visa ainda ''a criação de uma relação de maior proximidade aos cidadãos e às entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável da área protegida''.

Para a apresentação pública da Proposta, esclarecimento de questões e recolha de eventuais contributos serão realizadas cinco sessões públicas de apresentação, nas Portas do PNPG. Em Montalegre, a sessão decorrerá no dia 14 de dezembro, quarta-feira às 15h30 no Ecomuseu do Barroso.

O PNPG, classificado desde 2009 como Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, atravessa 22 freguesias e tem uma área total de 70.290 hectares.

Sara Esteves
Foto: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso