MONTALEGRE: Greve dos Trabalhadores do grupo Águas de Portugal com 80% de adesão

2022-12-13 18:13:24

Trabalhadores lutam pelo aumento dos salários, mais direitos e melhores condições laborais.


Os trabalhadores do Grupo Águas de Portugal (AdP) estiveram esta terça-feira, 13 de dezembro, em greve numa luta que registou uma grande adesão “registando-se mesmo uma paragem total, embora com serviços mínimos garantidos, em alguns deles, de Norte a Sul do País”, adiantou a Direção Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) que realçou a mobilização e participação dos trabalhadores nos diversos piquetes de greve e concentrações agendadas.

Em Montalegre, a adesão à greve dos trabalhadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto Rabagão foi de 80% até ao final da manhã, explicou à Alto Tâmega TV fonte do STAL. Nesta estação trabalham permanentemente quatro funcionários sendo que apenas um não fez greve.

Esta jornada de luta dos trabalhadores do Grupo Águas de Portugal foi convocada pelo STAL e pela Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (FIEQUIMETAL) e condicionou “muitos serviços deste grupo empresarial, cuja atividade desenvolve-se nas áreas do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais”.

Os trabalhadores deste grupo garantem que se encontram num ''profundo descontentamento'' e que lutam por aumentos salariais de 120 euros e por um salário mínimo de 900 euros, pela retomar das negociações, a aplicação global do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e a sua revisão, assim como, a atribuição e regulamentação dos subsídios de Insalubridade, Penosidade e Risco, e de Transporte.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso