Equipa Comunitária de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro conta desde novembro com uma viatura elétrica para potenciar os cuidados de proximidade junto da comunidade.
A Equipa Comunitária de Saúde Mental, População Adulta do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) recebeu, no mês de novembro, uma viatura elétrica, adquirida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que prevê potenciar os cuidados de proximidade junto da comunidade, na área da saúde mental.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem uma equipa comunitária de saúde mental que tem permitido uma maior acessibilidade a cuidados especializados de saúde mental na região do Alto Tâmega e Barroso, “atenuando as dificuldades decorrentes do estigma da doença mental, com impacto muito significativo para as dezenas de doentes acompanhados e com resultados muito positivos”.
Esta viatura elétrica “vem dar o seu contributo para a diminuição da pegada carbónica, manifestando, desta forma, a preocupação do centro hospitalar com a sustentabilidade do nosso planeta”, explica o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que agrega os hospitais de Chaves, Lamego e Vila Real.
De acordo com o Governo, o PRR pretende reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país, à inovação terapêutica e tecnológica, à tendência de custos crescentes em saúde e às expetativas de uma sociedade mais informada e exigente.