REGIÃO: Projeto implementado na Serra do Alvão apoia criadores de gado a aumentar a produtividade dos lameiros

2022-12-15 10:36:48

O LIFE Maronesa, um projeto-piloto implementado no solar da raça bovina autóctone Maronesa, nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Vila Real, teve início há dois anos e encontra-se “neste momento em velocidade cruzeiro e a implementar os compromissos acordados com as entidades financiadoras”, explicam os responsáveis pela iniciativa.

Este projeto, comparticipado pela União Europeia, atua em dois espaços distintos na Serra do Alvão, onde estão a ser dinamizados trabalhos nos lameiros em áreas privadas e, na montanha, em áreas baldias.

Nas áreas privadas, o LIFE Maronesa propõem-se “a aumentar a produtividade dos lameiros, porque o número de cabeças de gado de cada produtor depende, em grande medida, da produção de feno e existem evidências que nas últimas décadas a produtividade dos lameiros decaiu assinalavelmente”, descrevem os responsáveis pelo projeto que asseguram que “a perda de produtividade está relacionada com a acidificação do solo, a rotura do ciclo dos nutrientes e a interrupção de uma prática fundamental, que é o pastoreio no início do outono e no final do inverno”.

Este projeto implementado na Serra do Alvão já forneceu várias toneladas de calcário magnesiano aos produtores de bovinos de raça Maronesa, “de forma a reporem a fertilidade da terra dos lameiros e, por essa via, incrementarem a produção de erva e feno. Através da aplicação do calcário magnesiano, os criadores vão conseguir repor boas plantas perenes, nomeadamente a erva molar, e aumentar a cobertura de leguminosas”.

Já nas áreas baldias estão a ser dinamizadas várias ações, nomeadamente a distribuição de manjedouras pela montanha, a construção de cercas e de passagens canadianas, assim como ações de fogo controlado e corte de mato.

“Todas estas ações têm como objetivo incrementar a fertilidade da terra e reduzir o risco de fogos de elevada intensidade, que mineralizam a matéria orgânica do solo”.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso