A região do Alto Tâmega e Barroso procedeu à atualização da taxa tarifária de 6,11% nos transportes públicos. Num bilhete que custe, por exemplo, 1,20 euros o aumento será de sete cêntimos.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega e Barroso, enquanto autoridade de Transportes, por deliberação do Conselho Intermunicipal, vai aplicar uma Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 6,11% aos transportes públicos regulares de passageiros já a partir de 1 de janeiro de 2023, de acordo com o valor determinado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
Assim, e segundo a CIMAT, a atualização tarifária a praticar pelos operadores de transportes sob a Autoridade da CIM do Alto Tâmega e Barroso, deverá ter em conta, “o valor da Taxa de Atualização Tarifária de 6,11%, para o transporte público regular de passageiros para “títulos e tarifas de transporte ocasionais” e de 0% para “passes do transporte público”, conforme valores publicados pela Autoridade de Mobilidade e Transportes”.
A taxa a aplicar é válida para os títulos e tarifas de transporte ocasionais, onde a título de exemplo, um bilhete que custe 1,20 euros, o aumento será de sete cêntimos, sendo que “o conjunto da totalidade dos títulos e tarifas de transportes a disponibilizar pelo operador ao passageiro, o aumento médio não pode ultrapassar o valor da TAT”. Já nas tarifas de venda ao público aplicam-se os critérios de arredondamento.
Quanto aos passes de transporte público estes não sofrerão atualização sendo a taxa a aplicar de 0%.
Recorde-se que a atualização das tarifas é efetuada, anualmente, no início de cada ano civil. A atualização tarifária regular tem como valor máximo a taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, nos 12 meses que decorrem entre outubro do 2021 e setembro de 2022, ou zero quando esta taxa for negativa.
Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais