CHAVES: Hospital de Chaves continua a preocupar deputados do PSD

2022-12-22 15:06:38

O serviço de urgência (SU) do Hospital de Chaves, tem estado congestionado e no fim de semana de 17 e 18 de dezembro voltou-se a viver momentos caóticos que fizeram com que os deputados do PSD, eleitos pelo ciclo de Vila Real, questionassem uma vez mais o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, sobre esta situação.

Depois do que aconteceu na época da Feira dos Santos, quando na urgência de Chaves se viveram momentos de caos, com um único clínico escalado para o serviço, a situação tem vindo a ser repetida com alguma frequência e há dias sem um único médico de Clínica Geral.
O caso da urgência do hospital de Chaves tem contornos bem mais graves e perante tanta contestação, a deputada Cláudia Bento, eleita pelo Distrito de Vila Real pelo PSD levou o assunto à Assembleia da República e questionou o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro sobre o que se tem estado a passar no Hospital de Chaves, com constante dificuldade em recrutar médicos tarefeiros que assegurem a presença na Urgência, que se debate com longas esperas desde o final do verão.
''Este fim de semana, 17 e 18 de dezembro, uma vez mais foi o caos no SU do Hospital de Chaves decorrente da falta de clínicos gerais no Serviço de Urgência desta Unidade Hospitalar. Tem sido frequente as notícias no meio de comunicação social local a denunciar esta situação e também eu já tive a possibilidade de questionar diretamente o Sr. Ministro da Saúde acerca desta temática durante a discussão do Orçamento de Estado, mas sem qualquer obtenção de resposta'', começa por dizer a deputada Cláudia Bento que voltou a dar entrada no Palácio de São Bento com um documento assinado também pelo deputado Artur Soveral Andrade a questionar o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro sobre o que se tem estado a passar no Hospital de Chaves.
''Os constrangimentos devem-se à falta de profissionais levando o serviço a funcionar vários dias apenas com um único clinico geral que assegura vários turnos consecutivos sem descansar. Além do mais, foi-nos dada a informação que existem várias datas em que não foi possível contratar nenhum clínico geral para cobertura de SU, colocando constrangimentos ao normal funcionamento do serviço de urgência desta Unidade Hospitalar'', lê-se no documento que deu entrada a 21 de dezembro na Assembleia da Republica.
De recordar que esta Unidade Hospitalar, pertencente ao CHTMAD, que encontra integrado na Rede de Urgências como Médico-Cirúrgica e tem como área de abrangência os concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços e algumas localidades do concelho de Vila Pouca de Aguiar e de Ribeira de Pena, num total de 94.143 habitantes.
A situação, segundo Cláudia Bento, ''é de longa data conhecida, mas continua-se sem apresentar soluções para o problema que constitui uma situação gravíssima na prestação de cuidados de saúde de qualidade a esta população e que impõe uma imediata intervenção e ação pelo Ministério da Saúde.''
Os deputados do Grupo Parlamentar do PSD, questionam o Ministro de Saúde e querem saber ''quais as medidas a aplicar de forma a evitar que estas situações se prolonguem e se Repitam? Confira a ausência de dias sem clínico geral no SU desta Unidade? Considera que são prestados serviços e cuidados de qualidade nesta Unidade?''
O Grupo Parlamentar do PSD recorda ainda que no início de 2021, recomendou ao Governo a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios na Unidade de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. A iniciativa foi aprovada a 26 de novembro do ano passado, tendo obtido votação favorável de todos os grupos parlamentares, à exceção do grupo parlamentar do Partido Socialista, que optou pela abstenção, argumentando de que ''estavam a decorrer as obras para a concretização deste investimento. Igualmente o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro anunciou que o referido investimento estava em curso''.
A 20 de dezembro de 2021, foi publicada, em jornal oficial, a Resolução da Assembleia da República nº 333-2021, na qual se ''Recomenda ao Governo a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios na Unidade de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD)''.
Os deputados do PSD, querem agora saber ''quais os impedimentos que presentemente estão a travar a concretização deste investimento?''
Perguntando também se ''pelos constrangimentos vivenciados no SU, pelo atraso nos investimentos prometido quando a realização de uma visita à Unidade de Chaves?''
Importa lembrar que o Hospital de Chaves se encontra integrado na Rede de Urgências como Médico-Cirúrgica e de acordo com a Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação Intensiva, ''Deverá existir um Serviço de Medicina em todos os hospitais com Serviço de Urgência Polivalente ou Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica''.
A Unidade de Cuidados Intermédios mais próxima de Chaves encontra-se em Vila Real, distando mais de 70 Km da cidade de Chaves e mais de 100 Km relativamente a outras localidades servidas por essa Unidade.
''A criação desta valência em Chaves trará benefícios quer para os doentes quer para a própria gestão e organização assistencial com a prestação de cuidados diferenciados e ganhos nos cuidados prestados''.



Paulo Silva Reis
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso